O Centro Educacional Viva acredita que toda criança é curiosa, ativa, aberta a
descobrir a realidade e preparada para aprender sobre o mundo que a cerca. E o seu
desenvolvimento como um todo está diretamente ligado às experiências vividas. Sendo
assim, a escola deve proporcionar experiências (emocionais, sociais, físicas e
intelectuais) – que possibilitem a construção do pensamento para além da
acumulação de conhecimentos.
Para se construir o pensamento é necessário que a criança atribua significado ao
conteúdo e a escola seja um espaço que compreenda e desenvolva, também com
significado, o processo de ensino/aprendizagem. Os projetos devem ser definidos,
construídos e avaliados coletivamente, para que não se tornem projetos
exclusivamente “escolares” e sim uma necessidade prática e concreta.
Priorizando esta forma de pensar, na qual as relações sociais –
criança/criança, criança/adulto e adulto/adulto – são importantes no processo
de ensinar/aprender o Centro Educacional Viva optou pela “Pedagogia de
Projetos”, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos
pelo Ministério da Educação e Cultura a partir da LDB/96.