O Centro Educacional Viva acredita que toda criança é curiosa, ativa, aberta a descobrir a realidade e preparada para aprender sobre o mundo que a cerca. E o seu desenvolvimento como um todo está diretamente ligado às experiências vividas. Sendo assim, a escola deve proporcionar experiências (emocionais, sociais, físicas e intelectuais) – que possibilitem a construção do pensamento para além da acumulação de conhecimentos.
Para se construir o pensamento é necessário que a criança atribua significado ao conteúdo e a escola seja um espaço que compreenda e desenvolva, também com significado, o processo de ensino/aprendizagem. Os projetos devem ser definidos, construídos e avaliados coletivamente, para que não se tornem projetos exclusivamente “escolares” e sim uma necessidade prática e concreta.
Priorizando esta forma de pensar, na qual as relações sociais – criança/criança, criança/adulto e adulto/adulto – são importantes no processo de ensinar/aprender o Centro Educacional Viva optou pela “Pedagogia de Projetos”, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais, propostos pelo Ministério da Educação e Cultura a partir da LDB/96.