Na Viva, o 1º ano é repleto de novidades que fazem parte do ofício de estudante. Uma delas é o uso de cadernos. Primeiro, apresentamos o vídeo da música “O caderno” de Toquinho, para sensibilizar a turma sobre a importância e cuidados com esse novo companheiro de aprendizagens. Em seguida, conversamos sobre como utilizá-lo, respeitando linhas e margens. Ao final, cada um personalizou a 1ª página com lindos desenhos.
Com o jogo Cobra Lógica, as crianças observaram os atributos de cada forma geométrica como: tamanho, cor, espessura e forma. Depois, tinham que continuar a sequência colocando uma peça que tivesse apenas um atributo diferente da peça anterior. Aprender Matemática também pode ser bem divertido!
A partir do jogo “7 cobras” foi possível trabalhar as estratégias de cálculo mental. Nele, cada criança jogava 2 dados e riscava o número correspondente a soma deles em sua folha que ia do 2 ao 12. Porém, quando o resultado dava 7 eles desenhavam uma cobra. Quem desenhasse 7 cobras saía do jogo e aquele que conseguia riscar todos os números da sua folha ganhava.
Outra forma de trabalhar a Matemática é através de situações-problema que fazem parte do cotidiano das crianças. O maior objetivo é desenvolver o raciocínio lógico e a escolha de estratégias adequadas para resolvê-los. No 1º ano, eles utilizam desenhos para representar seu pensamento.
Após conhecer a história “A caixa maluca” que contava sobre uma caixa misteriosa que caía na floresta, nossa turma resolveu criar a “Caixa surpresa do 1º ano”. Todos os dias, uma criança é sorteada para levá-la para casa e trazer um objeto misterioso. No dia seguinte, todos dão palpites para tentar adivinhar. Por fim, o dono do objeto conta curiosidades sobre ele como quem deu, há quanto tempo tem e por que gosta dele.
Demos início ao projeto do semestre “A origem da escrita” com a história “Nicolau tinha uma ideia” de Ruth Rocha. Todos acharam muito legal o conceito de juntar as ideias de cada um para formar uma nova ideia. Então, em duplas, escreveram e ilustraram suas invenções. As ideias foram ótimas!
No livro “Nicolau tinha uma ideia”, ilustrado por Mariana Massarani, a história se passa no tempo das cavernas e uma das ideias era a representar pensamentos e acontecimentos com desenhos nas cavernas, pois, a escrita ainda não tinha sido inventada. Nas aulas da de Ciências Naturais com a Ecobé, a turma observou algumas pedras com pinturas rupestres e também tiveram a oportunidade de fazer seus próprios desenhos utilizando tintas naturais feitas com urucum, terra, açafrão e folhas no tecido. Foi uma empolgação geral!
Neste mês tivemos a comemoração dos aniversários da Gabriela e da Isabela Bittencourt com um delicioso bolo Nega Maluca preparado na aula de Inglês e degustado em nosso lanche a tarde. Parabéns para as aniversariantes! Não deixe de ver a receita.
[pb_gallery image="3996,3997,3998,3999,4000,4001,4002,4003,4004,4005" layout="33x33x33"][/pb_gallery]