O ano de 2017, pela UNESCO, é o Ano do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável. E, dialogando com este tema, optamos por trabalhar com o eixo transversal Animais em Extinção. Nosso pais é, sem dúvida, um país turístico e que está sempre recebendo visitas de pessoas de fora. Nós, como cidadãos e anfitriões devemos desenvolver práticas que contribuam para o cuidado com o nosso ambiente e assim entusiasmar os nossos “convidados” a também agirem com cuidado e respeito com o nosso ambiente. O cuidado deve estar presente em todos os lugares, mas uma grande parte desse respeito é construído por quem o habita. O Projeto Tamar tem sedes por todo litoral brasileiro e tem como pressuposto promover o desenvolvimento da vida marinha, sobretudo das tartarugas, tão perseguidas pela prática da caça e também vítima da falta de cuidado com ambiente, uma vez que sua mortandade está muito ligada ao lixo jogado nas praias.
Para ilustrar o tema foi escolhido o livro “A Viagem de Tamar”, que relata a história de uma tartaruga que deixa o seu ovo na praia e a aventura que este pequeno ser vive a cada risco de ser capturado por um pescador.
Para dar início ao projeto o Grupo III foi convidado a procurar algo que estaria escondido no areal. Quando as crianças encontraram alguns ovos enterrados na areia, foram levantando hipóteses sobre de quem seria aqueles ovos e quem havia os deixado ali. Após este momento, elas foram apresentadas ao livro através de uma contação de história que aconteceu no próprio areal. Assim, nossas crianças entrarão em contato com este tema de forma lúdica e experimental, possibilitando o máximo de contato possível com elementos e questões ligadas ao projeto Tamar.
E por ser este um tema muito voltado para Ciências, a pesquisa científica foi um dos primeiros trabalhos compartilhados com as famílias, através da pesquisa sobre os tipos de tartarugas que seguiu para casa. O grupo também está aprendendo sobre os animais ovíparos, realizando classificações entre os que conhecem. Ainda falando em “ovos”, um subtema que tem despertado grande interesse da turma, nossos alunos ainda aprenderão sobre os ovos que podem ser consumidos e os que não devem ser consumidos e serão convidados a participar de atividades de culinária. E um dos fatores de maior relevância para o tema, a redução da produção de lixo e a conservação do ambiente da praia sempre limpo, será tratado de forma simbólica, com “um dia de praia na escola”, além da proposta de ir à praia ajudar a recolher os detritos que ficam nas areias.
Com o conhecimento científico sendo construído, a Matemática surge nas atividades de classificação de tipos de animais e na comparação das estruturas corporais dos bichos e dos tamanhos de ovos. A turma também irá aprender sobre a maior e a menor tartaruga, realizando medições e estabelecendo critérios para ordenar tamanhos. Jogos, como memória e dados utilizando tartarugas de borracha como material de contagem também têm feito parte das tardes do grupo e assim o tema vai sendo apropriado pelas crianças, que aprendem e se divertem, enquanto são desafiadas.
Nas Artes plásticas usarão muita sucata, aprendendo a criar, transformar e ressignificar os materiais. Bichos e cenários serão construídos com estes e outros materiais pedagógicos e obras de artes que ilustram referências ao tema também serão apresentadas.
Pesquisa
Categorias
- 1º Ano (20)
- 1º ano A (7)
- 1º ano B (8)
- 2º Ano (25)
- 3º Ano (23)
- 4º Ano (17)
- 5º Ano (8)
- Berçário (21)
- Dicas Culturais (5)
- Eventos (26)
- Eventos (12)
- Feira de Ciências (2)
- Festa junina (3)
- Grupo I (22)
- Grupo IA (4)
- Grupo IIA (25)
- Grupo IIB (24)
- Grupo IIIA (21)
- Grupo IIIB (22)
- Grupo IVA (27)
- Grupo IVB (26)
- Grupo VA (22)
- Grupo VB (22)
- Inglês (17)
- Integral (17)
- Projetos (22)
- Projetos (2)
- Receitas (8)
- Relato de turma (247)
- Sábado em família (1)
- Uncategorized (65)
Agende sua Visita
Entre em contato e agende uma visita para conhecer mais do Centro Educacional Viva.