Centro Educacional Viva - Blog

Grupo II - Projeto “Os Animais em Extinção”

Written by Editor | May 30, 2017 3:00:00 AM

Este ano pelo UNESCO é o Ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável. E, dialogando com este tema, consideramos importante valorizarmos os recursos que a natureza nos oferece, conhecendo a sua importância, preservando, aprendendo sobre formas para diminuir a produção de lixo e colaborando para a sobrevivência da fauna e da flora.

Assim, “Os Animais em Extinção” foram escolhidos como tema transversal para o Grupo II, que vem aprendendo através do “rei da selva”, o leão, que os seus amigos estão desaparecendo, ou seja, estão sendo extintos. A opção pelo tema também está relacionada ao grande interesse das crianças da Educação Infantil pelos bichos e assim, tem sido possível tornar os aprendizados sobre o assunto interessantes para elas.

Para diversificar as experiências das crianças, optamos por diferentes literaturas, como “Ninguém ri de um leão”, “Eu vi” e “O Leão e o Rato”, que foram sugeridas às famílias.

O projeto teve início com uma busca pelos animais sumidos na escola. A turma recebeu uma carta do leão, contando que ele estava procurando os seus amigos, que haviam sumido. Com pistas por todo o espaço do pátio, os nossos pequenos alunos, se tornaram “investigadores” e procuraram animais como a onça, o elefante e o macaco. Assim iniciamos o trabalho com o tema.
O Jogo Simbólico está muito forte e as brincadeiras de esconder com os bichos, continuam fazendo parte das tardes do Grupo II. Os nossos pequenos também imitam seus movimentos e estão construindo coletivamente elementos que representam o leão e seus amigos, como a juba e um tecido amarelo todo cheio de pintas, para dramatizar os movimentos e os sons que estes animais produzem. Também têm participado de momentos de histórias contadas com fantoches e participado de “teatros” da fábula “O leão e o Rato”. O “Pique leão” também tem trazido muita diversão para as tardes do Grupo II. Com a juba na cabeça, cada uma tem a chance de correr atrás dos amigos.

Nas Ciências, compararão a estrutura corporal dos animais, farão experiências com texturas para aprender mais sobre o revestimento do corpo de cada um deles, pesquisarão sobre o seu habitat, a temperatura dos ambientes onde vivem e o que comem.

Os animais estão sendo apresentados também através das diversas literaturas, podendo ampliar as possibilidades de Leitura e interpretação. Poesias sobre estes bichos já começam a circular pela sala, é um primeiro contato com este estilo de narrativa, que se fará cada vez mais presente na rotina do grupo, já que um poema reúne elementos que muito têm a contribuir com a ampliação do vocabulário e repertório de leitura das crianças, principalmente quando é apresentado de forma lúdica.

Na Escrita as crianças registrarão espontaneamente e ditarão para a professora escrever alguns nomes de animais. Elas já têm participado de momentos de criação de listas coletivamente, como nomes de livros, bichos que estão sumindo, alimentos que consomem etc. Todas as descobertas serão registradas pela professora através de escrita e assim as crianças terão o adulto como escriba de suas ideias e hipóteses.

Na Matemática fazem comparações entre patas e pés e classificam diferentes grupos de animais por semelhanças de atributos. Compararão o tamanho do leão com o de cada uma delas e construirão animais em grande escala usando o próprio corpo como referência de tamanho, relacionarão os bichos de plástico da sala com os que aparecem na história.

Nas Artes plásticas usarão muita sucata, aprendendo a criar, transformar e ressignificar os materiais. Bichos e cenários serão construídos com estes e outros materiais pedagógicos e obras de artes que ilustram referências ao tema também serão apresentadas.