Este ano pelo UNESCO é o Ano Internacional do Turismo para o Desenvolvimento Sustentável. E, dialogando com este tema, consideramos importante valorizarmos os recursos que a natureza nos oferece, conhecendo a sua importância, preservando, aprendendo sobre formas para diminuir a produção de lixo e colaborando para a sobrevivência da fauna e da flora.
Assim, “Os Animais em Extinção” foram escolhidos como tema transversal para o Grupo IV, que tem como fio condutor deste projeto a história “O Caso das Bananas”, uma narrativa que traz o macaco – um dos bichos que tem sido mais vítimas da extinção - como personagem principal. A narrativa inicia com a investigação sobre o sumiço de um cacho de bananas e para tentar descobrir o que aconteceu a detetive “Dona Coruja” começa a perguntar a cada animal o que eles sabem sobre este ocorrido. Assim, a cada página, as crianças têm oportunidade de conhecer novos animais e aprender sobre suas características.
Por ter como viés principal a questão da extinção, o projeto é bem científico e tem trazido discussões, tanto acerca dos tipos de macacos que vem desaparecendo, como também de outros animais, como a onça, o elefante e a raposa. As crianças levaram para casa uma pesquisa sobre os macacos e muitas outras informações ainda serão compartilhadas com as famílias. Culinárias envolvendo a banana e outras frutas vêm sendo propostas. Além disso, o grupo irá pesquisar a respeito dos tipos de árvores, aprendendo principalmente sobre as que dão frutos comestíveis e as que também vêm sendo derrubadas, entrando em extinção. Tendo como base os conhecimentos a respeito do macaco, seus tipos e o conhecimento a respeito da sua estrutura corporal, estudos sobre animais bípedes e quadrúpedes estarão entre as propostas para o grupo.
Considerando os conhecimentos produzidos pela área das Ciências, na Matemática, as crianças têm realizado classificações de grupos de macacos, animais com manchas, bípedes e quadrúpedes, entre tantos outros atributos. Elas também investigaram sobre o tamanho do elefante e estimaram a quantidade de crianças para formar a silhueta deste animal. Em seguida, realizaram a contagem e o registro. Conceitos, como o de correspondência termo a termo têm sido explorados de forma prática com materiais concretos e também através de registros, quando elas são desafiadas, por exemplo, a atribuir uma quantidade específica de bananas para cada macaco. O brinquedo “Pula Macaco” é um dos favoritos da turma, que enquanto joga, exercita a coordenação motora e depois é desafiada a fazer a contagem de pontos.