Desenvolveremos neste semestre um projeto que buscará contemplar a curiosidade de saber das crianças, dando origem ao projeto “Como surgiram os animais?”. Entendemos que este é um tema instigante e motivador, que permite aos alunos investigar e identificar a origem de diversos aspectos que fazem parte de seu dia a dia e da história do mundo. Essa curiosidade, a busca pela compreensão do mundo, é que levarão as crianças a fazerem novas descobertas, aguçando a percepção para o aprender.
Assim, a partir do livro do projeto “O caso da lagarta que tomou chá de sumiço”, temos explorado as diversas espécies de animais, estabelecido classificações, analisado os que estão em extinção, entre outros aspectos. Para tal algumas estratégias são lançadas, como: leitura de história, de artigos de jornal, vídeos. Quem tiver algum material para contribuir, é só enviar. Visitas à biblioteca e ao laboratório de Informática estão no nosso cotidiano, já que este é um ambiente propício à realização de pesquisas em sites e à coleta de informações através de livros, enciclopédias... fomentando, ainda mais, o desejo e a curiosidade acerca da temática.
Muitas experiências também estão sendo realizadas pelas professoras de turma e pela Claudia, bióloga da equipe da Ecobé, além de interagirmos com textos científicos e literários. Para ilustrarmos este projeto estamos planejando um passeio a um espaço ambiental chamado Arca do Noah construído por pessoas que amam e respeitam os animais, a natureza e o meio ambiente e que fica localizado em Guaratiba. Todo este estudo será compartilhado com as famílias em nossa Feira de Ciências. Aproveitamos para sugerir às famílias um passeio de final de semana ao Museu Nacional de História Natural, localizado na Quinta da Boa Vista e que abriga um acervo histórico e científico de história natural, contendo fósseis de várias partes do mundo e esqueletos de enormes dinossauros. Também indicamos uma visita ao AquaRio que é um aquário público instalado no Rio de Janeiro, sendo o maior aquário marinho da América do Sul.