Centro Educacional Viva - Blog

Grupo IIB: relato de maio

Written by Editor | Jun 19, 2017 3:00:00 AM

Nesta semana retornamos a ler a fabula "O Leão e o Rato" com o objetivo de dar enfoque nas pegadas do caçador. Nosso objetivo é despertar o interesse das crianças para perceber membros de seu corpo além de incentivar o gosto pela leitura.

Após a leitura, as crianças foram convidadas a vivenciar a experiência de deixar suas pegadas na areia e associar com as pegadas do caçador.

Após deixarem suas marcas na areia, as crianças foram convidados a pegarem um pouco de areia para colorir. Nesta, cada criança escolheu uma cor e em seguida, fizeram esta mistura. Este movimento teve como objetivo incentivar as crianças despertar o gosto pela artes e conhecer novas técnicas de misturas.

Fizemos a brincadeira coletiva "Pique Leão" para promover o jogo simbólico e trabalhar a coordenação motora ampla.

As crianças foram desafiadas a modelarem os amigos do leão com massinha. Esta atividade teve como objetivo trabalhar a coordenação motora fina e a criatividade.

Neste preparo do bolo da Alice, aniversariante do mês, fizemos a leitura da receita, as medidas de ingrediente e realizamos a contagem dos ingredientes a serem usados, trabalhando a leitura e a matemática.

Usando como inspiração a obra do elefante de Mônico Reis, as crianças ajudaram na identificação das cores que tem na obra. Em seguida, ajudaram a rasgar. Este movimento contribuiu para exercitar o movimento de pinça. Elas também fizeram uma colagem, em uma releitura da obra.

Com o objetivo de estimular a Linguagem Oral as crianças foram convidadas a cantarem juntos as cantigas referentes aos bichos que apareciam na história "Oi Leãozinho". Entre as canções estavam: A cobra não tem pé, Macaco Pula, Borboletinha e O Leãozinho.

Em uma atividade de matemática, trabalhando a quantidade e contagem, após descobrirem que o leão é um quadrúpede, as crianças foram convidadas a contarem quantas patas o leão tem. Para esta atividade foram usadas 4 meias com alto relevo embaixo para representar suas patas. Em seguida, eles puderam usá-las. E assim, descobriram que eles andam diferente.

[pb_gallery image="4875,4876,4877,4878,4879,4880,4881,4882,4883,4884,4885,4886,4887" layout="33x33x33"][/pb_gallery]