Grupo VB: relato de agosto

Retornamos o segundo semestre envolvidos nas brincadeiras e lendas do nosso folclore brasileiro. O trabalho desenvolvido no segundo semestre tem como fio condutor o folclore como manifestação cultural. A palavra folclore, segundo Ruth Rocha, vem da língua inglesa, da união de folk (povo) e lore (conhecimento). Portanto, pode-se dizer que é a ciência que estuda o saber popular e se manifesta de diversas formas: poemas, lendas, contos provérbios, canções, jogos, danças, crendices, na arte, nas festas e nas roupas, resgatando os jogos, brincadeiras e histórias que passam de geração para geração.

Apresentamos o livro "Folclorices de brincar",com ilustrações de Ivan Cruz, com a caixa surpresa. Depois fomos  para o pátio brincar de pula corda, ioiô e bola de gude.

Trabalhando o Folclore dentro do Sítio do Picapau Amarelo, observamos que no sítio tem bastante árvores e aproveitamos para explorar as frutíferas. Aproveitamos para experimentar algumas mais diferentes, como: kiwi, carambola, jambo.....

Colocamos dentro da caixa preta, algumas frutas e com o tato as crianças tiveram de descobrir quais frutas que ali estavam . Depois elas tiveram que registrar suas hipóteses no caderno de registro.  No final, fizemos um sorteio para selecionar um grupo de crianças para cheirar e outro para provar as frutas. Foi muito divertido!

[pb_gallery image="8666,8667,8668,8669,8670,8671,8672,8673,8674,8675,8676,8677,8678"][/pb_gallery]

Agende sua Visita

Entre em contato e agende uma visita para conhecer mais do Centro Educacional Viva.

Agendar Visita