Uma das funções da escola é a de preservar o espaço da infância, valorizando o lúdico no trabalho pedagógico e a importância da brincadeira como possibilidade de expressão e elaboração.
Segundo o psicanalista José Outeiral, o brincar é a primeira posse da cidadania. A criança que brinca e interage, verdadeiramente começa a se tornar um cidadão, já que nesta hora precisa aprender a partilhar, ceder, negociar, se defender e expressar seus desejos, respeitando a coletividade e as regras daquele espaço e grupo.
Nessa linha de pensamento, nesses últimos meses, o professor Adriano de Educação Física, promoveu em suas aulas diferentes jogos esportivos que tinham como objetivo a brincadeira, a cooperação, a ajuda mútua e a competição. Não uma competição para se descobrir e enaltecer o melhor, mas, sim com a intenção de que um colaborasse com o outro, despertando o sentimento de que “juntos somos fortes”. Procuramos transmitir para as nossas crianças que cada um considere o outro que joga como um parceiro, e não como um temível adversário. Desta forma, o jogar ganhou um novo conceito e ao participar das atividades “os atletas” assumiram uma nova postura, mais solidária e respeitosa, pois não estava sendo valorizada apenas a competição, mas sim a colaboração. Assim, o ganhar, o perder ou mesmo o empatar ocorreu dentro de um sentido.
As turmas do Grupo V ao 4º ano foram divididas em duas equipes: verde e laranja e muitas atividades foram realizadas, entre elas: queimado, pique bandeira, caça rabinho, bambolê no cone, futebol, basquete, atletismo, corrida, entre outras.
Veja como foi o encerramento dos Jogos Olímpicos Viva.
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