De todas as poesias trabalhadas neste período, a que mais encantou as crianças foi a “Gato da China” de José Paulo Paes.
Iniciamos nossa investigação enviando para casa uma pesquisa onde as crianças, junto com os responsáveis, deveriam responder algumas curiosidades sobre a China e procurar particularidades de uma determinada espécie de gato. Ao retornar a escola com a pesquisa, cada um pode falar sobre a espécie que pesquisou e com o recurso da informática, podemos visualizar cada espécie pesquisada atentando as suas características e peculiaridades.
Depois disso, realizamos uma conversa sobre a China, onde cada um pôde relatar o que sabia sobre o país. O aluno Luca, que já havia visitado o lugar, contribuiu muito com sua vivência. As crianças mostraram-se curiosas pela alimentação na China e descobriram que lá eles não utilizam talheres como nós, aqui no Brasil, e sim hashi. Durante esta conversa Yuri nos contou que em sua casa havia muitos hashis e no dia seguinte trouxe alguns para mostrar a turma.
Depois de manusearem os hashis foi a hora da brincadeira! Organizamos uma corrida dos hashis. A turma foi dividida em dois grupos e cada grupo tinha que pegar na canastra a quantidade de tampinhas solicitada utilizando apenas os palitinhos. Uma criança por vez pegava a tampinha e colocava dentro da lata até que todos participassem. Ganhava a prova o grupo que primeiro cumprisse a tarefa. Foi pura diversão!
Outra vivência que proporcionou prazer, diversão e muito aprendizado foi a culinária do Mingau. Depois de pesquisarem diferentes tipos de mingau a turma foi à cozinha preparar um mingau de Cremogema. Conversamos sobre a origem dos alimentos da receita, trabalhamos as informações do rótulo dos produtos e depois preparamos o mingau.
As obras do artista Romero Brito serviram de inspiração para que cada um construísse a sua “tela”. Muitas cores, formas e criatividade estiveram presentes nessa construção. E o resultado ficou lindo!
As crianças foram convidadas a recontar o poema. A professora lançou o seguinte questionamento: E se esse gato não fosse chinês? E se esse gato fosse brasileiro? As crianças deixaram a imaginação fluir e com muita criatividade criaram rimas e construíram em dupla os seus poemas.
Foi um trabalho enriquecedor e prazeroso. Este e muitos outros trabalhos com poesia estarão expostos em nossa Feira Literária. Estamos apaixonados por poesia!
[pb_gallery image="10821,10822,10823,10824,10825,10826,10827,10828,10829,10830,10831,10832,10833,10834,10835,10836,10837,10838,10839,10840"][/pb_gallery]