Nosso 1º ano fez um autorretrato como registro da história "A cor de Coraline", de Alexander Rampazo, parte do Projeto Identidade. Nosso objetivo foi, através da percepção do outro, compreender a não existência de apenas um tom de pele, mas a diversidade racial que estamos inseridos e a valorização de cada criança dentro do grupo para além da cor da pele. As pinturas foram expostas no mural da sala e o grupo compreendeu que não existe apenas um lápis cor de pele.
O grupo se mostrou bastante participativo e instigado com a proposta do livro em não visualizarem no primeiro momento a cor de Coraline. Após descobrirem a cor entramos em um longo questionamento do tom de pele de Coraline e a semelhança racial com o grupo.
Questionamos brevemente a miscigenação da nossa sociedade e partimos para a pintura. Cada criança sentiu-se bem a vontade em encontrar a cor de sua pele e explorar as diferentes cores.
A partir da temática do nosso Projeto "Florestas", pensamos nos elementos que encontramos nas florestas e que também encontramos na nossa escola e percorrermos os pátios. O grupo ficou muito envolvido com as folhas caídas e encontramos uma explicação na estação do ano: estamos no outono. Mas será que caem todas as as folhas, de todas as árvores? Aproveitamos para apresentar o livro do projeto "De olho na Amazônia" e depois fizemos um desenho com tinta a partir da observação das árvores da escola.
O 1º ano A está desenvolvendo cada vez mais seu hábito de leitura, ampliando seu repertório literário. Montamos um cantinho da leitura em nossa sala, utilizando sucatas e pertences trazidos casa. Pensamos juntos e fizemos uma lista dos objetos que poderiam fazer parte desse espaço e como ele seria construído. Nosso objetivo foi criar um ambiente acolhedor, com vínculo afetivo, que estimule a socialização, a autonomia no uso dos livros e organização do espaço. Nesse processo de construção do nosso espaço, fomos para o ateliê pintar nossa estante feita de caixas de sapatos e também produzir um tapete literário, que será utilizado em nossas leituras. Cada um pintou uma parte do tapete e o resultado agradou a todos!
Dia 16 comemoramos o aniversário do Lucca. Feliz aniversário!
Na aula de inglês, as crianças se reuniram em roda para explorar os personagens do livro: a família Star. Juntos produziram um pôster com figuras e palavras.
[pb_gallery image="12121,12122,12123,12124,12125,12126,12127,12128,12129,12130,12131,12132,12133,12134,12135,12136,12137,12138,12139,12140,12141,12142,12143,12144,12145,12146,12147,12148,12149,12150,12151,12152,12153,12154,12155,12156,12157,12158,12159,12160,12161,12162,12163,12164,12165,12166,12167,12168,12169,12170,12171"][/pb_gallery]