Recebemos a visita da Fernanda, mãe da Laura que nos deu aulas de bordado. Aprendemos sobre a história deste artesanato e depois colocamos a mão na massa. Esta foi uma atividade integradora e acolhedora, onde puderam exercitar atitudes de parceria, persistência e desenvolver novas habilidades. Estes bordados servirão para confeccionarmos uma cortina para nossa sala.
A fim de observamos o meio ambiente que nos cerca, fizemos um passeio pela rua da escola com um olhar mais crítico sobre as questões ambientais. Observamos quantas lixeiras há na rua, espécies de plantas encontradas, quantidade de árvores e se a rua está bem cuidada. Durante o trajeto, anotamos os pontos positivos e negativos e depois, em sala, discutimos possíveis soluções para ajudarmos a cuidar melhor do meio ambiente.
Para enriquecer nossos estudos sobre as florestas, as crianças pesquisaram com a ajuda de seus familiares, informações sobre a fauna e flora da Floresta da Tijuca. Depois fizeram uma bela apresentação de trabalho para compartilhar suas descobertas. Durante as apresentações, descobrimos que o Ipê é a árvore símbolo do Brasil, então confeccionamos um ipê amarelo para compor nossa sala.
Nas aulas de ciências, temos explorado as questões ambientais, como as raízes das árvores absorvem água, algumas plantas medicinais e as causas do desmatamento. As crianças puderam observar a diferença da terra adubada e queimada e suas possibilidades de plantação.
Para iniciar o trabalho sobre os povos indígenas da Amazônia, a turma teve a oportunidade de vivenciar brincadeiras indígenas e, a partir disto, criaram e nomearam nossa própria tribo, descrevendo seus costumes. Aproveitamos esta temática para estudarmos sobre as plantas medicinais.
A turminha do 1º ano B passou a semana falando sobre pets (animais domésticos). Para deixar o assunto ainda mais divertido, o grupo criou um jogo da memória e um jogo de palavras cruzadas com os animais que mais gostam: dog, cat, bird, fish, mouse e horse! Ao final, inventaram um jogo que mistura tudo: eles precisam montar a palavra do animal que encontraram no jogo da memória e ainda tem uma pegadinha: é singular ou plural? 1 cat, 2 cats; 1 mouse, 2 mice; 1 fish, 2 fish...
Parabéns para os aniversariantes: Mariana, Amanda e Noah!
[pb_gallery image="13169,13170,13171,13172,13173,13174,13175,13176,13177,13178,13179,13180,13181,13182,13183,13184,13185,13186,13187,13188,13189,13190,13191,13192"][/pb_gallery]