“O folclore se repete e se preserva através das comunidades e famílias, passando de geração a geração. Pelo folclore, a gente conhece um pouco mais da nossa história e de onde a gente veio.”(Ruth Rocha)
Em um país tão grande como o Brasil, com tantas expressões diferentes, que vão se modificando de lugar para lugar, o folclore é riquíssimo.O 1º ano investigou algumas lendas, conheceu o literatura de cordel e agora tem explorado algumas histórias indígenas envolvendo os alimentos, como por exemplo, a lenda da mandioca.
As lendas passadas de geração em geração ganharam novos pontos de vistas com belas produções textuais e pudemos ampliar nossos conhecimentos com as lendas menos conhecidas como Matinta Perera, Mapinguari e Boi bumbá.
As cantigas, trava-línguas, adivinhas enriqueceram nossas leituras e o vocabulário do grupo, trazendo maior entonação e fluência.
A literatura de cordel foi bastante explorada neste mês. Com a xilogravura, fizemos um livro de cordel e usamos das suas característica literárias para construir um texto em versos, em um trabalho interdisciplinar envolvendo as aulas de música e cultura popular que refletiram em uma bela tarde Folclórica regada de poesia e repentes construídos por eles.
[pb_gallery image="14148,14149,14150,14151,14152,14153,14154,14155,14156"][/pb_gallery]